Reconstrução da Rádio Comunitária Totopo

Reconstrução da Rádio Comunitária Totopo

A Radio Totopo é uma rádio comunitária que há mais de 10 anos transmite na cidade de Juchitán, Oaxaca, México. Seu trabalho dentro da comunidade ganhou o respeito e apoio de moradores por ser um espaço de rádio que reflete culturalmente sua língua diidxazá, a língua dos povos Binnizá, além de ser o local de encontro para o Assembleia Popular de Juchiteco.

Totopo é transmitida a partir do Bairro dos Pescadores, ou Séptima, um lugar característico de cidade de Juchitan por ser o mais antigo, conformando um sentido de identidade, raízes e cultura entre os trabalhadores, oleiros, pescadores, donas de casa e comerciantes. Este é o público-alvo ao qual a rádio se dirige, que no cotidiano está se inserido na casa, na oficina, no mercado e na festa. Os radialistas sabem que a sua permanência neste bairro e por serem uma rádio comunitária são os laços que geram em comunidade, e é isso que vem fazendo há uma década, e o ano passado não foi exceção.

Depois do terremoto de 8.2 no dia 7 de setembro, e o terremoto de 6,1 no dia 23 de setembro de 2017, os danos sofridos foram múltiplos e incalculáveis para os habitantes desta região: uma porcentagem considerável das casas e edifícios principais como o mercado, hospital e Palácio Municipal vieram abaixo, enquanto outros estão com danos estruturais e requerem demolição.

 

Neste contexto de emergência a rádio teve um papel essencial na reconstrução da sua cidade, já que tem sido a ponto de coleta e distribuição de alimentos, ferramentas e materiais que várias organizações e pessoas solidárias enviaram. Mas não só isso, pois as instalações da rádio têm funcionado como um ponto de organização e comunicação. Por exemplo, crianças que ficaram sem salas de aula porque as escolas tiveram danos estruturais encontraram no pátio da rádio um lugar onde possam realizar atividades lúdicas de pintura e leitura. Por sua vez segue-se mantendo um restaurante comunitário, na qual se cuida da alimentação adequada das crianças, brigadistas e outros companheiros que chegam para apoiar. E as pessoas que perderam suas casas e seguem com estresse pós-traumático pelo terremoto e suas repetições constantes, encontraram na rádio um lugar para falar sobre suas experiências e se confortarem, obviamente acompanhado por brigadistas de apoio psicológico de estudantes universitários de diferentes estados do país.

E desde fora, em coordenação com as comunidades Comitancillo e Espinal o trabalho centrou-se na entrega de despensas, berços e redes, e quando a chuva chegou, foram instaladas lonas e estruturas metálicas para construir abrigos temporários. Uma das suas mais recentes atividades foi a construção de 300 peças de roupas que fazem parte do seu traje tradicional (blusas artesanais e saias) para entregar a mulheres adultas.

Essas atividades, obviamente, não teriam sido possíveis sem a cooperação de todas as pessoas que têm apoiado com dinheiro, materiais e comida. A rádio tem sido um catalisador e coordenação dessas ações, uma vez que, no fundo, a persistência da Totopo é a de fortalecer o tecido comunitário e consolidar formas coletivas de reconstrução, reparação e rearticulação entre povos, frente ao abandono governamental e do Fundo de Desastres que tem priorizado os acordos com as construtoras, porque as reconstruções também são negócio.

Nestes tempos difíceis que ainda persistem, a rádio tem sido incapaz de retomar as transmissões normais, pois a casa alugada para esse propósito foi danificada e sem condições de ser habitada a um longo prazo.

Eles priorizaram a atenção com a comunidade e a emergência não acabou. O trabalho que a rádio desempenha não é importante somente neste momento, sua história reafirma. Totopo tem sido fundamental na defesa do território contra parques eólicos. Para continuar com estes trabalhos, a rádio precisa ter um terreno próprio onde possa se reconstruir, um lugar para instalar novamente a cabine da rádio e um espaço seguro para suas reuniões. Para adquirir um terreno onde possa se reconstruir a rádio está lançando uma chamada para que todas as pessoas de bom coração sejam parte de um fundo coletivo. Esta campanha é apenas parte de um processo e já conta com uma base financeira, mas ainda está faltando mais da metade para ter a quantia necessária que nos permita adquirir uma pedaço de terra.

Posteriormente, teremos que iniciar um processo de autoconstrução e acondicionamento. Pelo tempo que leva para obter o dinheiro necessário para isso nós só contamos com a Guendaliza’a, que de fato significa o ato de compartilhar em comunidade, nossa comunialidade.

 

Se você está no México, temos a opção de depósito em conta :

6409638875

HSBC

Ena Salinas Ruiz

Clabe 0211800640963887

 

Se você quiser Saiba mais sobre o trabalho da rádio, compartilhamos algumas notas da imprensa:

 

http://romonoticias.com/ante-la-falta-de-escuel

https://radiozapatista.org/?p=23612#more-23612

https://www.youtube.com/watch?v=15H2Aqel-Ek
Y si te interesa saber de su historia, aca esta la liga de un libro sobre Radio Totopo

 

https://archive.org/details/AireNoTeVendas